MISTURAS E SEPARA O DE MISTURAS
Levigação: Técnica usada para a separação de misturas de sólidos, quando um dos componentes é facilmente arrastado pelo líquido.
Ventilação: Consiste na separação dos componentes de uma mistura heterogênea sólido-sólido por uma corrente de ar, a qual arrasta o componente mais leve.
Catação: Método baseado na diferença de tamanho e aspecto das partículas de uma mistura heterogênea de sólidos. Utiliza-se para a separação as mãos ou pinças.
Peneiração: Técnica usada para a separação de componentes de uma mistura heterogênea de sólidos de tamanhos diferentes. Utiliza-se uma peneira para a separação.
Flotação: Utilizada para a separação de uma mistura heterogênea de dois sólidos, por meio de um líquido de densidade intermediária entre os mesmos.
Dissolução fracionada: Consiste em diluir uma mistura heterogênea e separar as substâncias solúveis das substâncias insolúveis.
Separação magnética: Técnica utilizada para a separação de misturas heterogêneas que possui como um dos componentes algum metal, o qual é retirado pela ação de um imã
Decantação: Consiste na separação de misturas heterogêneas de sólido-líquido ou líquido-líquido. Para misturas de sólido-líquido, a fase sólida, por ser mais densa, após um tempo em repouso deposita-se no fundo do recipiente, e a fase líquida pode ser transferida para outro frasco. Para misturas de líquido-líquido, utiliza-se um funil de decantação (conhecido também como funil de bromo) e o líquido mais denso permanece na parte inferior do funil e é escoado controlando-se a abertura da torneira.
Centrifugação: Método de separação de sólidos e líquidos que se utiliza um aparelho denominado centrífuga. Na centrífuga, por meio de movimentos de rotação, as partículas de maior