separa o de misturas
2.Objetivo: Fazer na prática o que foi aprendido na teoria, nas aulas de química geral, praticando os métodos de separação da mistura.
3.Fundamentação teórica:
*Prática 1: Filtração simples e adsorção.
Filtração simples é o processo utilizado para separar misturas heterogênias do tipo sólido-líquido. A mistura é obrigada a atravessar um material poroso (filtro) que retém as partículas sólidas deixando passar a parte líquida.E a adsorção é um processo utilizado para separar gases e líquidos contidos na mistura. Esta técnica está baseada na capacidade que algumas substâncias tem de reter em sua superfície gases e líquidos.Em nossa prática filtramos solução de hidróxido de sódio e fenolftalina, que formavam uma mistura homogênea. Como os dois componentes da mistura eram líquidos, não houve filtração. Após foi misturado carvão ativado, este adsorveu a fenolftalina, passando pelo filtro apenas o hidróxido de sódio.
*Prática 2: Filtração a vácuo.
Filtração a vácuo é a filtração por sucção, onde ocorre uma diminuição da pressão interna do recipiente, acelerando ou aumentando a filtração. Nessa pratica foi usado a trompa d’água, que reduz a pressão do interior do Kitassato, assim acelerando a filtração. A mistura que se formou foi heterogênea bifásica.
*Prática 3: Decantação.
Decantação é utilizada para separar misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido ou de líquidos imiscíveis. A fase mais densa por ação da gravidade vai para o fundo do recipiente. Nessa prática foi utilizada a pêra de decantação, onde a fase mais densa ficou abaixo da outra, assim abrindo a torneira da pêra foi possível separar as misturas. A mistura formada foi heterogênea.
*Prática 4: Centrifugação.
Centrifugação é utilizada para acelerar a decantação. Por ação da força centrífuga, as partículas suspensas se depositam no fundo do recipiente. Nessa prática foi adicionado leite e ácido acético diluído, após a mistura foi colocada na centrifuga.