Separa o de mistura
Misturas
Heterogêneas
É uma técnica de separação de misturas que consiste na introdução de bolhas de ar a uma suspensão de partículas. Com isso, verifica-se que as partículas aderem às bolhas, formando uma espuma que pode ser removida da solução e separando seus componentes de maneira efetiva. O importante nesse processo é que ele representa exatamente o inverso daquele que deveria ocorrer espontaneamente: a sedimentação das partículas. A ocorrência do fenômeno se deve à tensão superficial do meio de dispersão e ao ângulo de contato formado entre as bolhas e as partículas. É o processo mais importante na recuperação ou concentração de minerais, além de apresentar aplicações nas mais diversas áreas.
Flotação
Filtração simples
É um método de separação de misturas heterogêneas do tipo sólido-líquido e consiste em fazer passar a mistura por uma superfície porosa (filtro), que se encontra aderido a um funil de vidro, onde o líquido atravessa e o sólido fica retido.
Filtração sob pressão
É um processo utilizado na separação dos componentes de uma mistura heterogênia solidoliquido por meio de pressão negativa. São utilizados,funil de Buchner , bomba de vácuo ou trompa d’água.
Nos sistema de filtros sob pressão, o liquido flui através do meio filtrante devido á diferença de pressão gerada . A filtração de pressão positiva pode ser realizada apenas a partir de força gravitacional, qual age sobre uma coluna de liquido ou por bombas ou orça centrifuga . Já nos sistema s de filtros de pressão negativa ,estas são obtidas geralmente por meio de bombas de vácuo. Os clarificadores são empregados para remoção de pequenas quantidades de sólidos , deixando os líquido límpidos .
Dissolução fracionada
É um método de processo de separação de misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente. Pois, assim, o liquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente. A