Estudo de caso TCE pediatria
FRANCIELLE DÓREA COMPERTINO
ESTUDO DE CASO:
Traumatismo Cranioencefálico
Aracaju
2014
FRANCIELLE DÓREA COMPERTINO
ESTUDO DE CASO:
Traumatismo Cranioencefálico
Estudo de caso apresentado à Disciplina Estágio Curricular Supervisionado I do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Tiradentes, para obtenção de nota parcial da I Unidade.
Orientadora: Preceptora Teresinha Dias
Aracaju
2014
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Fisiopatologia do Trauma Cranioencefálico (TCE) 5
2.2 Identificação do Cliente 6
2.3 História da Moléstia Atual 6
2.4 História Patológica Pregressa, História Fisiológica Pregressa e História Familiar 7
2.5 Evoluções de Enfermagem 7
2.6 Plano de Assistência de Enfermagem 9
2.7 Prescrição de Enfermagem 10
2.8 Prescrição Médica 11
2.9 Exames Complementares 20
3. CONCLUSÃO 21
4. REFERÊNCIAS 21
1. INTRODUÇÃO
No Brasil, o Trauma Cranioencefálico (TCE) é considerado um dos maiores problemas de saúde pública, embora as estatísticas não apresentem dados específicos de mortalidade e morbidade, sabe-se que as causas externas são consideradas o primeiro motivo de morte entre jovens em idade produtiva no país, sobretudo as agressões e os acidentes de transporte (VIEIRA, 2011).
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2008, houve mais de 740 mil internações realizadas na rede hospitalar do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil por trauma e, aproximadamente, 17 mil óbitos. Nesse mesmo ano, no estado de Sergipe ocorreram mais de 7 mil internações na rede hospitalar do SUS por trauma e, quase, 150 óbitos. Tudo isso reflete em aumento dos custos sociais e econômico necessários não só ao tratamento, mas também na reabilitação dessas vítimas (BRASIL, 2008)
Nesse contexto acredita-se que a normatização da assistência, o planejamento das ações e a implantação do Processo de Enfermagem contribuiriam para melhoria da qualidade da