Missão e visão estratégica
Porque nem sempre é fácil declarar uma boa missão e visão e como fazer com que elas funcionem para além de direcionar, também impulsionar sua pequena empresa.
[pic]
[pic]Mesmo empresas de grande porte, ainda são fundadas e funcionam sem uma missão e visão, ou simplesmente têm sua missão e visão declaradas as pressas, com a empresa funcionando enquanto navega a deriva.
Apesar de parecer tarefa fácil, declarar a missão e visão requer uma profunda imersão filosófica sobre o que a empresa e os que nela trabalham realmente se propõem a fazer, além do óbvio.
Quando não há um verdadeiro entendimento do que são a missão e visão da empresa, surgem declarações fracas como: • A missão da nossa empresa é gerar lucro • Trabalhamos em busca do sucesso sustentável • Ser a empresa número 1 do nosso ramo • Atingir excelência com produtos de qualidade
Estes são exemplos de missões voltadas para dentro, estão mais próximas do que seria a obrigação do que a missão. São missões egoístas, que não conseguem envolver e nem recrutar ninguém.
Porque se preocupar com missão e visão
A missão e visão da empresa não servem só para colocar num poster bonito no hall de entrada. Elas servem para estabelecer quem são as pessoas que constroem a empresa.
A empresa não é só um CNPJ, é também um conjunto de CPFs que deverão compartilhar de um sentimento, uma vontade comum.
Quando você contratar alguém deve esperar que essa pessoa, além de possuir as qualificações necessárias para o cargo, também compartilhe da missão e visão da empresa.
Agrupando essas pessoas é que se torna possível: • Criar e desenvolver uma cultura forte para empresa • Harmonizar os esforços e criar sinergia • Produzir algo realmente revolucionário
Como é viver sem uma missão e visão
Se a empresa não tem a missão e visão declaradas, as pessoas que nela trabalham começam cada um a impor, ativa ou passivamente, suas