Pim aula 4
PROF. FABIO RICARDO
AULA IV
O NEGÓCIO – MISSÃO E VISÃO DE FUTURO DA EMPRESA
Vamos estudar agora a 2ª etapa da elaboração e implementação do planejamento estratégico com suas características e subdivisões.
No decorrer dessa aula concluiremos que essa etapa é de elevado senso criativo por parte dos administradores, que têm a missão de sinalizar seu pensamento estratégico através da definição da missão e da visão de futuro da companhia.
A visão de futuro de um negócio deve refletir a imagem que o líder pretende para sua organização nesse futuro. Não deve contemplar apenas uma coleção de frases de efeito para agradar o ego de alguns, mas sim refletir o desejo mais sincero do líder do negócio. É para alcançar a visão que o líder vai concentrar seus esforços, portanto, a comunidade da visão deve entendê-la, acreditar nela e desdobrar esforços para seu alcance. (Sant’anna, 2007, p. 52).
“Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve.”
A visão deve indicar o caminho a seguir, a direção para a qual o negócio está se dirigindo, para que todos os que vão implementá-la saibam para onde estão indo. (Sant’anna, 2007, p. 52)
Já a missão, de acordo com Oliveira (2002, p. 128), “é uma forma de se traduzir determinado sistema de valores em termos de crenças ou áreas básicas de atuação, considerando as tradições e filosofias da empresa”. Podemos entender que a missão é considerada a razão de ser da organização e refere-se ao motivo central do planejamento estratégico, respondendo à seguinte questão: aonde a empresa quer ir?
Segundo Sant´anna, a missão é a razão de ser da organização, ou seja, o papel que ela desempenha na sociedade e que justifica sua existência. É a diretriz de ordem superior que permitirá o alcance daVisão de Futuro, caracterizando o compromisso do nível estratégico da organização com a qualidade almejada (Sant’anna, 2007, p. 54)
A Missão do Negócio estabelece as ações a serem tomadas para que se