Comunicação
O livro aborda as formas de comunicação usadas pelo homem. Mostra o modo como a sociedade usa a comunicação social e faz questionar se esse modo supre as necessidades da população.
Mostra que em todos os lugares e a qualquer momento a comunicação está presente e que soubermos usar a comunicação de uma maneira apropriada, trabalharemos para uma sociedade mais solidária, humana.
Um melhor conhecimento da comunicação pode contribuir para que muitas pessoas adotem uma posição mais crítica e exigente em relação ao que deveria ser a comunicação na sua sociedade.
A comunicação está presente em todos os lugares, por exemplo, em um estádio de futebol, nos gritos da torcida, nas cores das bandeirinhas, nos números das camisetas dos jogadores, nos gestos, apitos e cartões do juiz e dos bandeirinhas, no placar eletrônico, nos alto falantes e radinhos de pilha, nas conversas e insultos dos torcedores, em seus gritos de estímulo, no trabalho dos reportes, radialistas, fotógrafos e operadores de TV. O próprio jogo é um ato de comunicação. Na votação do projeto de reforma agrícola na Câmara dos Deputados. Uma feira livre, num bairro residencial em sua atividade máxima. À hora da novela no lar de uma família qualquer. Esses são exemplos de cenas que constituem o meio ambiente social da comunicação. Comunicação e sociedade não vivem separadas.
A comunicação não existe por si mesmo, como algo separado da vida da sociedade. Sociedade e comunicação são uma só. Não poderia existir comunicação sem sociedade, nem sociedade sem comunicação.
Foi através da comunicação que aprendemos a viver em sociedade. Ações, pensamentos, valores. Tudo isso foi formado através da comunicação. A comunicação é uma necessidade tão básica que às vezes perdemos consciência que nos comunicamos.
Os grandes meios sociais da comunicação são muito importantes. Eles difundem notícias, diversão, publicidade e muitas vezes correspondem aos sonhos e desejos da maioria de seus espectadores.