Missão, visão e valores empresa publica
A Companhia do Metropolitano de São Paulo - Metrô foi constituída no dia 24 de abril de 1968. As obras da Linha Norte-Sul foram iniciadas oito meses depois. Em 1972, a primeira viagem de trem foi realizada entre as estações Jabaquara e Saúde. Em 1974, o trecho Jabaquara - Vila Mariana começou a operar comercialmente.
Hoje, o Metrô de São Paulo possui quatro linhas em operação, 65,3 quilômetros de rede, 58 estações, 900 carros e transportou, no ano de 2010, 1.044 milhões de passageiros.
Em Junho de 2010 foi inaugurada o primeiro trecho da Linha 4-Amarela (Paulista-Faria Lima), a primeira a ser operada em regime de concessão pelo Consórcio ViaQuatro. Atualmente a linha possui 6 estações, 8,9 quilômetros de extensão e 84 carros. Com isso a malha metroviária chega a 74,2 quilômetros de extensão e 64 estações.
As Linhas 1-Azul (Jabaquara - Tucuruvi), 2-Verde (Vila Prudente - Vila Madalena), 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera - Palmeiras-Barra Funda) e 5-Lilás (Capão Redondo - Largo Treze) funcionam todos os dias a partir das 4h40min (consulte os horários de fechamento de cada estação). As estações da Linha 4-Amarela funcionam de domingo a sexta das 4h40 à meia-noite e aos sábados das 4h40 à 1h de domingo.
O sistema está integrado à CPTM nas estações Luz, Pinheiros, Tamanduateí, Brás, Palmeiras-Barra Funda, Tatuapé, Corinthians-Itaquera e Santo Amaro e aos outros modais de transporte na cidade de São Paulo.
Diariamente, o Metrô transporta cerca de 4 milhões de passageiros.
Em setembro de 2011 o Metrô de São Paulo ultrapassou a marca de 21 bilhões de passageiros transportados desde a sua inauguração em 1974, destacando-se mundialmente pelos resultados obtidos na produção e na qualidade do serviço de transporte público de passageiros sobre trilhos.
-------------------------------------------------
SECRETARIA DE ESTADO DOS TRANSPORTES METROPOLITANOS
A Secretaria dos Transportes Metropolitanos - STM faz parte da área de