miss
Josiane Coelho de Oliveira
201139013-1
Gestão de TI
André Castro
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança corporativa das companhias procura definir princípios que incluem as leis, regras e regulamentos internos que regem o governo das companhias sua conceituação pode incluir apenas os interesses dos acionistas da sociedade e também dos empregados, consumidores, membros da comunidade em que a companhia está inserida.
O termo governança corporativa foi criado no início da década de 1990 para definir as regras que regem o relacionamento dentro de uma companhia dos interesses de acionistas controladores, acionistas minoritários e administradores. Definir governana corporativa através do modelo shareholder deve incluir outros grupos sociais tais como: credores em geral, fornecedores, trabalhadores, consumidores e a comunidade em geral, porem o presente trabalho vai se concentrar apenas no conceito mais estrito do tema que trata apenas do relacionamento entre acionistas controladores e administradores e acionistas minoritários.
Códigos de Melhores Práticas de Governança Corporativa
O primeiro desses códigos surgiu no Reino Unido em 1992, que criou o chamado comitê
Cadbury com o objetivo de revisar certas práticas de governança corporativas relacionadas a aspectos contábeis, que deu origem ao The Cadbury Report. Depois surgiram dois novos comitês: comitê Greenbury e comitê Hempel, abordando temas como a remuneração de executivos e conselheiros e as atribuições e responsabilidades do Conselho de Administração.
No Brasil os principais investidores institucionais também têm adotado códigos de melhores práticas de governança corporativa.
A Governança Corporativa e o Problema de Agência
O problema de agência passa a existir no momento em que o agente, que deve sempre atuar no melhor interesse do principal (um ou mais indivíduos que contratam outros indivíduos ou grupo de indivíduos, denominados