Miscigenação no brasil
Trabalho de Geografia
Miscigenação no Brasil
SUMÁRIO 1. Introdução; 2. O que é miscigenação; 3. No Brasil; 4. Curiosidades e a contribuição cultural da formação étnica; 5. Fonte; 6. Resumo.
Introdução
Uma das características da sociedade brasileira é a miscigenação. A população brasileira é constituída de uma vasta pluralidade racial, que ocorreu devido a mistura de diversos grupos humanos, entre eles, indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos. São inúmeras as raças que contribuíram para a formação do povo brasileiro, fazendo com que sejamos donos de grande criatividade e originalidade.
O que é miscigenação
A miscigenação consiste na mistura de raças, de povos e de diferentes etnias, ou seja, relações inter-raciais. A população brasileira formou-se a partir de três grupos étnicos básicos: o indígena, o branco e o negro. A intensa miscigenação (cruzamentos) ocorrida entre esses grupos deu origem aos numerosos mestiços ou pardos (como são chamados oficialmente), cujos tipos fundamentais são os seguintes: mulato (branco + negro), o mais numeroso; caboclo ou mameluco (branco + índio) e cafuzo (negro + índio), o menos numeroso.
No Brasil
Poucos países no mundo passaram pela rica interação de diferentes raças e etnias tanto quanto o Brasil. Por esse motivo, encontramos inúmeras manifestações culturais, costumes, pratos típicos, entre outros aspectos.
Os portugueses já trouxeram para o Brasil séculos de integração genética e cultural de povos europeus, como os celtas e os lusitanos. Embora os portugueses sejam basicamente uma população européia, sete séculos de convivência com mouros do norte de África e com judeus deixaram um importante legado a este povo. Um curioso estudo recente aponta que entre 25 e 30% dos colonos portugueses no Brasil eram, de fato, de origem judaica.2
Os índios brasileiros não apresentavam