Miscibilidade parcial
Curso de Química
Disciplina de Físico-Química Experimental
Professora
Relatório de Aula Prática
Miscibilidade Parcial
Canoas, setembro de 2006.
1) Objetivo:
Traçar o diagrama de equilíbrio para um sistema binário constituído de dois componentes líquidos parcialmente miscíveis e determinar a temperatura consoluta.
2) Fundamentação Teórica:
O sistema de líquidos parcialmente miscíveis é constituído de pares de líquidos que não se solubilizam mutuamente em todas as proporções e temperaturas (desvio positivo muito acentuado em relação à Lei de Raoult).
Quando o desvio positivo é muito acentuado em relação à Lei de Raoult, o sistema apresenta miscibilidade parcial. Usualmente os dois líquidos se tornam mais solúveis com o aumento da temperatura. Neste caso, a temperatura consoluta é aquela acima da qual os líquidos são miscíveis em todas as proporções. Em alguns casos, a solubilidade aumenta com o abaixamento da temperatura e a temperatura consoluta é a temperatura abaixo da qual os líquidos são miscíveis em todas as proporções. A Figura 1 apresenta a curva temperatura x composição para um sistema de dois líquidos parcialmente miscíveis que apresentam temperatura consoluta superior. Um exemplo de sistema que apresenta este tipo de comportamento é o sistema fenol-água que foi estudado neste experimento.
Figura 1: Diagrama temperatura x composição para um sistema de dois líquidos parcialmente miscíveis com temperatura consoluta superior.
3) Metodologia:
Partindo-se de misturas bifásicas dos dois líquidos, de composição conhecida, realiza-se o aquecimento destas a fim de determinar as temperaturas em que o sistema se torna monofásico.
3.1 ) Material utilizado:
Fenol
Água destilada
Espátula
Proveta de 100mL
Termômetro
Pipeta graduada de 20mL
Agitador magnético
Copo de béquer
Haste metálica com suporte