Artigo de qu mica editado
Alisson Almeida (Alisson_almeida@live.com),
Palavras-chave: Solubilidade, miscibilidade, polaridade, álcool.
RESUMO
Este artigo tem por objetivo o uso da prática em laboratório para descrever a variação das propriedades ácido-básicas e propriedades oxidantes e redutoras de elementos de um mesmo período da tabela, bem como desenvolver o estudo da polaridade dos solventes e solutos com influência direta na miscibilidade de cada formação. Fazendo uso desse mesmo conhecimento, o artigo descreve uma simples demonstração de como é possível determinar quantidade de álcool em gasolina.
Introdução
Solubilizar é o mesmo que separar as moléculas de determinada substância, para que esta se torne uma mistura com moléculas de uma outra substância, sendo possível determinar se de fato ela é homogênea.
A solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida em duas categorias principais: a solubilidade na qual uma reação química é a força motriz e a solubilidade na qual somente está envolvida a simples miscibilidade. As duas estão inter-relacionadas, sendo que a primeira é, geralmente, usada para identificar os grupos funcionais e a segunda para determinar os solventes apropriados para recristalização, nas análises espectrais e nas reações químicas. (Matozo, 2008)
Para prosseguir é necessário claro entendimento sobre o que é polaridade. Sendo a eletronegatividade a capacidade que um átomo tem em atrair elétrons, fazendo compartilhamento com o outro átomo, se tem uma ligação covalente, podendo ser polar, que é quando geralmente em átomos diferentes a diferença de eletronegatividade não é zero, ou apolar, quando átomos iguais têm diferença de eletronegatividade igual a zero.
A partir disso pode-se fazer uma exceção para o etanol, que é um caso a parte de composto orgânico no que diz respeito à solubilidade, pois ele tem uma estrutura que é solúvel na água, a parte polar, mas também tem uma