Minorias Sociais Excluidas Da
As minorias sociais são as coletividades que sofrem processos de estigmatização e discriminação, resultando em diversas formas de desigualdade ou exclusão sociais, mesmo quando constituem a maioria numérica de determinada população. Exemplos incluem negros, indígenas, imigrantes, mulheres, homossexuais, trabalhadores do sexo, idosos, moradores de vilas (ou favelas), portadores de deficiências, obesos, pessoas com certas doenças, moradores de rua e ex-presidiários. Reconhecendo que as minorias só existem porque são estigmatizados e inferiorizados por outros, esta linha as aborda relacional e processualmente, focalizando os processos de discriminação efetuados por grupos dominantes, as consequências desta discriminação e os processos de resistência individual e coletiva. A linha se interessa igualmente em como as várias formas de discriminação se combinam entre si e com a classe social.
Um dos fatores principais para o aumento das Minorias no Brasil é o capitalismo, que segundo Marx, ao se renovar e se expandir na via do progresso, o regime capitalista cria condições próprias para o seu fortalecimento e, ao mesmo tempo, para a sua queda. Mas o que acontece é cada vez mais o seu fortalecimento, onde eles são visam os lucros, a acumulação de capital.
Segundo Durkheim, a principal caracteristica do fato social é a sua generalidade, ou seja,a grande maioria. Mas maioria ou minoria dependem da força que cada uma vai exercer ou os meios de pressão, que vai determinar se as demandas sociais são marjoritárias ou minoritárias. Portanto no caso dos mendigos que são minorias em relação a grande parcela da população, que tem moradia, mas é um reflexo de uma minoria rica.Conforme Malthus e Ricardo afirmaram que o desenvolvimento do capitalismo industrial alcançaria um nivel em que os recursos mundiais estariam esgotados, e as populações seriam assolados pela fome. Então vai chegar um hora que a Minoria, vai se torna maioria com muitos