Minores antropologia
TRABALHO
DE
ANTROPOLOGIA
Minorias e Direitos Humanos
Direito - 1° período turma L, manhã
Ana Paula Cassimiro
Janelson Diniz
Jéssica Nicolau
03 de abril de 2011, João Pessoa – Paraíba
Minorias
“Numa sociedade global uma minoria é uma sociedade particular caracterizada por aspirar a um modo de viver próprio que a distingue do conjunto e que, de certo modo, a põe à parte. Uma minoria não está necessariamente afastada ou isolada da sociedade nacional. É por isso que nem sempre se identifica com um grupo marginal e não é necessariamente objecto de segregação. Uma minoria constitui-se como colectividade ou comunidade particular na base da raça, da língua, da religião ou de um género de vida e de cultura muito diferentes do resto do país ou conjunto. Deste modo se criam ligações afectivas e afinidades que tendem a afastar este grupo do resto da população ainda que ele se encontre disperso”
(http://mc.jurispro.net/II3Minorias.htm)
Inseridas praticamente em todas as sociedades, as minorias, consistem em grupos que são discrimandos e/ou excluídos. Essa exclusão paticada na sociedade provoca o surgimento de organizações que buscam dignidade e respeito atráves de ações políticas.
Alguns dos vários grupos de minorias são os homossexuais, os sem terra, os sem teto, as feministas e os povos indígenas, todos eles tem seus motivos para lutar, todos eles são minorias dentro das sociedades, no fim todos querem o mesmo, ser