comportamento do consumidor
O que é o ser humano, o consumidor e o comportamento do consumidor
Entender o comportamento do consumidor, todavia, não é tarefa fácil. Pela complexidade que cerca o ser humano, esse estudo envolve diversas áreas do conhecimento, como psicologia, sociologia, antropologia, religião e outras(SAMARA; MORSCH, 2006, p. 2).
Ernesto Giglio (2005, p. 7) nos apresenta alguns pressupostos de como definir o ser humano. o ser humano racional, o emocional e o social.
O racional está relacionado ao comportamento baseado na razão (quando você passa na banca de jornal para comprar o classificado de empregos, para buscar novas oportunidades de trabalho); o ser emocional está relacionado ao comportamento direcionado por razões conscientes e inconscientes, mas não racionais (Quando é o aniversário de um ano do seu filho, quando seu time de futebol ganha o campeonato); e o social está relacionado ao comportamento dele por meio das normas e regras do grupo ao qual pertence (Você anda, pelo centro da cidade de São Paulo, de biquíni ou sunga, quando está muito calor?
O que é o consumidor? E o que é o comportamento do consumidor?
Para consumirmos precisamos ter uma necessidade ou desejo a satisfazer. Segundo Kotler e Armstrong (2009, p. 4), as necessidades humanas estão relacionadas a situações de privação, por exemplo, quando temos fome. Não foram criadas pelas empresas ou pelos profissionais de marketing, pois fazem parte do que o ser humano é. Já os desejos são influenciados pela cultura e personalidade de cada um, fazendo com que a necessidade tenha uma forma, por exemplo, comer batata frita. Dessa maneira podemos dizer que os desejos suprirão as necessidades. Sobre as necessidades, como elas fazem parte do que o ser humano é, não podem ser criadas pelo profissional de marketing, nem por ninguém. Elas não podem ser criadas, pois já estão lá. E por que as necessidades são influenciadas pela cultura e pela personalidade? Todas as pessoas, quando têm