Minimos quadrados
CALOR (): É uma forma de energia em trânsito através da fronteira de um sistema. FLUXO DE CALOR (): É a quantidade de calor transferida na unidade de tempo.
GRADIENTE DE TEMPERATURA: É a variação da temperatura na direção do fluxo de calor. A Transmissão de Calor estuda a troca de calor entre corpos, provocada por uma diferença de temperatura. Na Termodinâmica, que estuda sistemas em equilíbrio, calculamos o calor trocado, mas não a velocidade com que a troca de calor ocorre, que será estudada pela Transmissão de Calor. Exemplo: Sejam dois corpos em contato a temperaturas diferentes. A Termodinâmica estuda a temperatura de equilíbrio e a Transmissão de Calor estuda o tempo necessário para atingi-la.
2. “MECANISMOS DA TRANSMISSÃO DE CALOR”
2.1 CONDUÇÃO
Ocorre em sólidos, líquidos e gases, sendo a única forma de Transmissão de Calor em sólidos. O calor é transmitido através de uma agitação molecular em escala microscópica (não há deslocamento visível de massa).
T2 T1 ................ ............... T1 T2 A lei básica para o estudo da T.C. é a Lei de Fourier:
= - k . A . dT onde: k = condutibilidade térmica do material dx A = área de troca (cte) = taxa de transferência de calor dT= gradiente de temperatura na direção de dx O sinal ( - ) é devido à 2a Lei da Termodinâmica (O fluxo de calor é de T2 p/ T1, sendo que T1 T2).
Unidades: k = W/m 0C (kcal/h.m.0C) = W (kcal/h)
2.2 CONVECÇÃO
O calor é transmitido por uma movimentação macroscópica de massa, implicando em termos dois sistemas envolvidos a temperaturas diferentes: um sólido e um fluido, que é o responsável pelo transporte de calor (deslocamento de massa). A lei básica para o estudo