Minhocario, agroecologia
1) Introdução
Nos dias 12/03 e 18/03, foi proposto pela professora Paola, que leciona a matéria de Agroecologia, que fossemos ao setor de Agroecologia da escola com o intuito de termos uma aula prática de como se adubar e enriquecer o solo de forma sustentável. Os métodos sugeridos foram: A compostagem e a construção de um Minhocário. O primeiro método usam microorganismos para transformar a matéria orgânica em solo, já o segundo usam minhocas para transformar essa matéria orgânica em húmus. As aulas foram cumpridas alcançando seus objetivos sugeridos. O relatório a seguir tem como função mostrar e explicar um pouco sobre os métodos utilizados como objeto de estudo na aula e mostrar um pouco da importância de saídas sustentáveis e ecológicas de se interagir com a natureza e ao mesmo tempo garantir a produção e o lucro humano.
2.Parte experimental Material utilizado na montagem do minhocário:
Pedaços de bambu ou ripas de madeira
Minhocas
Fezes de animais lona agua Material utilizado na montagem da compostagem:
Fezes de animais
Palha
Agua Passos para a construção do minhocário: Para a construção do minhocário, o primeiro passo a se fazer é encaixar as estacas de madeira ou bambu em forma de fogueira (quadrado), depois coloca-se uma lona com furos na parte de baixo para a água não ficar em excesso e cubra a lona com esterco (no nosso caso utilizamos esterco caprino e bovino), depois adicione em torno de 300 minhocas (quantidade variável ao tamanho do minhocário) molhe o esterco com água e depois adicione material vegetal.
Passos para a montagem da Compostagem: Para a montagem do composto, é necessário saber que a largura não pode ultrapassar 2 metros e o comprimento não deve ultrapassar 1,5 e meio. Primeiro coloque uma camada de esterco molhe e depois