Minhocário
No CETEP-LS foi construído um minhocário proposto pelo plano de ação de 2014. Participam do projeto 50 alunos da 1ª à 4ª série do curso técnico de Agroecologia.
Construção do Minhocário
Por que um minhocário? A minhoca é um animal invertebrado, que possui o corpo longo formado por alguns anéis. A criação de minhocas em cativeiro, também conhecida como Minhocultura ou Vermicompostagem, é uma zootecnologia conhecida no Brasil há 20 anos e tem a finalidade de produzir /extrair o precioso adubo (Húmus) produzido por ela, além, é claro, da multiplicação contínua da própria minhoca. O Húmus é o excremento da minhoca, ou seja, as fezes propriamente ditas, porém, sem cheiro, sem moscas. O húmus é o único adubo orgânico completo de Micro e Macronutrientes, que são necessários para o desenvolvimento ideal das plantas. As minhocas também ajudam a aumentar a quantidade de ar e água que fica no solo. Elas quebram a matéria orgânica, como folhas, grama, casca de frutas e verduras em nutrientes que as plantas podem usar. Quando elas comem, processam a matéria orgânica num tipo muito valioso de fertilizante. Elas também ajudam a “virar” o solo, trazendo a matéria orgânica de cima e misturando-a com o solo abaixo, ao mesmo tempo que deixam o solo mais aerado.
Minhocas
As minhocas se alimentam de material úmido como restos de vegetais, talos não utilizados, cascas de frutas e legumes, podas de plantas do jardim, flores estragadas, restos de alimentos como cascas e talos de verduras, legumes e frutas, que são excelentes fontes de nitrogênio. E material seco como folhas secas de árvores e plantas, grama cortada seca, guardanapos de papel usados, papel toalha, jornal, serragem, etc.
Material sendo adicionado
O que garante uma boa decomposição, sem gerar cheiro ruim nem atrair insetos, é o correto balanceamento entre o úmido (nitrogênio) e o seco (carbono). Todos estes materiais estão disponíveis na escola. Restos vegetais como talos não