minha vida do trabalho
Chamada de "cidade dos profetas", pela magnífica obra do mestre Aleijadinho, a série dos doze profetas esculpidas em pedra sabão na entrada da igreja do Senhor Bom Jesus. A perfeiçãodas esculturas atrai turistas do mundo todo, que conhecem ainda as seis capelas que compõem o Jardim de Passos em frente à Basílica, representando a Via Sacra com belíssimas imagens em cedro feitastambém por este grande artista barroco. Por toda a riqueza e grandiosidade esse conjunto foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Outro atrativo de Congonhas é a Igreja de NossaSenhora do Rosário, a mais antiga da cidade, que foi construída por escravos antes dos mineradores chegarem à região. Além das igrejas vale a pena conhecer o Museu da Imagem e Memória e o Parque daCachoeira, de onde é possível admirar a natureza e contemplar a paz e harmonia do lugar.
Diamantina
Terra de Chica da Silva e do presidente Juscelino Kubitscheck, Diamantina possui um dos maisexpressivos acervos históricos do país. Detentora de um belíssimo conjunto arquitetônico e igrejas que retratam fielmente a riqueza da arte barroca, a cidade também é tombada como Patrimônio Históricoda Humanidade. Integra o circuito Estrada Real, um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do Brasil.
O centro histórico com ruas íngremes e calçamentos em pedra serve de cenário para umdos carnavais mais animados do Estado, que mantém a cidade acordada todos os dias com muita festa e diversão. Diamantina é conhecida ainda por suas serestas e a Vesperata, um evento em que os músicosse apresentam à noite, ao ar livre, das janelas e sacadas de velhos casarões, enquanto o público acompanha das ruas às canções populares e clássicas. Sem esquecer do mercado municipal, antigo ranchodos tropeiros que se tornou um ponto turístico na cidade e onde acontece durante todo o ano a Feira de Produtores Rurais e Artesanato. Por toda essa riqueza Diamantina é hoje cartão postal de Minas