Minha opinião, matéria sobre direitos homossexuais e a conduta da imprensa
A ética promove o equilibro, favorece o bom convívio bem como o funcionamento social uma vez que ela norteia a conduta de uma nação e/ou de determinados grupos.
A sociedade se baseia em valores, que fincam raízes históricas e culturais. Não podemos confundir ética com as leis. Porém há relação entre ambas, uma vez que o sentimento de justiça social esteja diretamente relacionado ao assunto. Segundo estudiosos da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Em um país, como o Brasil, que em sua história a mistura de raças, de crenças e culturas é evidente, não podemos deixar de mencionar que a matéria supra citada demonstra o quanto precisamos evoluir pelo ponto de vista ético em nosso cenário político.
A história comprova que discussões como estas, promoveram o desenvolvimento e o engajamento social de "grupos". A abolição, retrata com clareza situações como esta, tal quanto o advento do voto feminino.
Neste sentido, é fundamental promover a reflexão, pois além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos e/ou locais específicos.
É importante salientar que o jornalismo é um mecanismo para disseminar a informação, e que por sua vez ele deveria simplesmente informar. Não é sua função persuadir! Afinal, o jornalismo transporta a notícia, atualiza o cidadão e não é uma boa prática infiltrar na comunidade uma linha de raciocínio, favorecendo A ou B, mas sim permitir que o cidadão crie sua própria linha de raciocínio e convicções de forma livre e