Semiótica
CAPITULO 1
Introduçao .................................................................................... 04 CAPITULO 2
Objetivos Gerais .......................................................................... 05 CAPITULO 3 Foucault ...................................................................................... 06 CAPITULO 4
Nietszche ...................................................................................... 07 CAPITULO 5
Bibliografia ................................................................................... 09
Introduçao
A Semiótica (do grego semiótike ou “a Arte dos sinais”) e a ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas signicos, isto e sistemas de significação. Ocupa-se do estudo do processo de significação ou representação, na natureza e na cultura, do conceito ou da idéia. Mais abrangente que a linguística a qual se restringe ao estudo dos signos linguisticos, ou seja, do sistema signico da linguagem verbal, esta ciência tem por objeto qualquer sistema signico como: Artes visuais, Música, Fotografia, Cinema, Culinária, Gestos, Religião, entre outros. Ela em geral é um saber muito antigo, que estuda os modos como o homem significa o que o rodeia.
E importante dizer que o saber e constituido por uma dupla face. A face semiologica ou semiótica (relativa ao significante) e a epistemologica (referente ao significado das palavras).
A semiótica tem, assim, a sua origem na mesma epoca que a filosofia e disciplinas afectas. Da Grécia até nossos dias tem vindo a desenvolver-se continuamente. Porém, posteriormente, há cerca de dois ou três séculos, e que se começaram a manifestar aqueles que seriam apelidados pais da semiótica ou semiologia.
Os problemas concernentes a semiótica podem retroceder os pensadores como Platão e Santo Agostinho, por exemplo. Entretanto, somente no início do século XX com os trabalhos