MINERAÇÃO
Curso de Mineração
Aluna: Crislandia Monteiro
Thamyles Campos
Lucinéa Couto
Fernanda Souza
PROF. RICARDO
Commodities
Esse nome complicado, no entanto, tem um significado mais simples do que ele aparenta, embora suas implicações econômicas sejam sempre complexas.
Mercadoria ou bem econômico. Expressão atribuída a bens comerciáveis, como produtos agropecuários e recursos naturais. Os produtos são produtos em estado bruto ou com um grau muito pequeno de industrialização, produzidos em escala mundial e de grande importância econômica internacional porque são amplamente negociados entre importadores e exportadores. O que torna as commodities muito importantes na economia é o fato de que, embora sejam mercadorias primárias, possuem cotação e “negociabilidade” globais. Bolsas de valores
O termo bolsa de valores refere-se ao ambiente onde são realizados negócios envolvendo ações, títulos de renda fixa, títulos públicos federais, moedas, commodities agropecuárias e diversos tipos de derivativos financeiros, como as opções de compra e venda de ações e os contratos futuros. Uma bolsa de valores funciona como um mercado organizado, que promove o encontro entre investidores interessados em negociar valores e mercadorias. A bolsa de valores também é responsável por estabelecer as regras de negociação e por criar um ambiente seguro e transparente para a realização destes negócios.
Por meio de sua plataforma de negociação, a bolsa de valores realiza o registro, a compensação, a liquidação e a listagem de todos os ativos e valores mobiliários negociados, assim como divulga diversas informações de suporte ao mercado.
A bolsa de valores também pode atuar como depositária central dos ativos negociados em seus ambientes (agente de custódia), exercer atividades de gerenciamento de riscos das operações realizadas por meio de seus sistemas (agente de clearing), além de licenciar softwares e índices.
Cada bolsa de valores