mineração
SUMÁRIO
1. Introdução Este trabalho tem por objetivo mostrar os principais impactos ambientais causados pela atividade mineradora, por se tratar de uma realidade vivenciada em nosso dia-a-dia. Também destacamos as mudanças econômicas e sociais da região em questão Alto horizonte – Go e cidades vizinhas Nova Iguaçu de Goiás, Campinorte e Uruaçu. Trazemos alguns conceitos para melhor entendermos o processo, bem como fases da mineração, resíduos, impactos ambientais e forma de controle, recuperação de áreas degradadas, diretrizes e regulamentações pela qual as minerados são submetida. Para a realização deste trabalho fizemos um breve estudo de campo, como mostrará fotos em anexo, e também pesquisas bibliográficas.
2. Mineração Maracá
Quando o ano de 2008 terminou mais de 177 mil onças de ouro, e 161 milhões de libras de cobre deixaram o subsolo de Alto Horizonte, no estado de Goiás local em que resido, rumo a Europa e a Ásia. Na mina de Chapada, os minérios são extraídos a céu aberto pela Mineração Maracá Industria e Comercio, empresa pertencente ao grupo Canadense Yamana Gold.
Desde então, tanto o município de Alto Horizonte, como as cidades vizinhas Nova Iguaçu de Goiás, Campinorte e Uruaçu vem sofrendo grandes mudanças econômicas, sociais, e ambientais.
3. Conceitos Básicos
Mina – é a escavação feita no subsolo para a extração de bens minerais;
Cava – é a escavação a céu aberto em forma de um enorme buraco, com bancadas (degraus) descendentes para a extração de bens minerais;
Minério – é o mineral que tem utilidade e valor suficiente para ser extraído com lucro;
Estéril ou ganga – é o mineral sem nenhuma utilidade ou valor agregado quando minerado e é proveniente das operações de lavra;
Rejeito – é o mineral que