Extração Petróleo
No trabalho a seguir tenho como função apresentar os passos que são dados quando temos em vista a extração do petróleo.
EXTRAINDO O PETRÓLEO
A extração de petróleo é o processo pelo qual petróleo utilizável é extraído e removido do subsolo. Depois de identificar, através de estudos geológicos a presença de uma rocha rica em petróleo, o local é isolado e começam as escavações. Ao atravessar a rocha sedimentar, a sonda usada para escavar chega à camada petrolífera, neste momento o petróleo é jorrado para fora da jazida por causa da pressão pela presença de gases componentes do petróleo.
Este processo é parecido com o usado para cavar poços artesianos, mas neste caso a busca não é por um líquido transparente (água), é por um líquido denso, oleoso, escuro e cheio de impurezas. É exatamente assim que o petróleo é encontrado, e só depois é purificado nas torres de fracionamento.
O sistema de extração do petróleo varia de acordo com a quantidade de gás acumulado na jazida. Se a quantidade de gás for grande o suficiente, sua pressão pode expulsar por si mesma o óleo, bastando uma tubulação que comunique o poço com o exterior. Se a pressão for fraca ou nula, será preciso ajuda de bombas de extração.
O petróleo é uma substância que ocorre naturalmente, a sua presença no meio ambiente não depende das ações humanas. Porém a utilização desse produto já começa com as atividades brutas para sua extração, perfuração, extração, refino e combustão. Atividades como o escoamento e poços de piche são exemplos de áreas de petróleo, que afetam o meio ambiente.
Quando o petróleo é queimado libera dióxido de carbono, um gás de efeito estufa. Junto com a queima de carvão, a combustão do petróleo é o maior contribuinte para o aumento da concentração de CO 2 na atmosfera.
A extração é feita de reservas profundas localizadas a centenas de metros de profundidade. O petróleo é extraido em forma de emulsão de óleo e água, produtos