mineração
A equipe trabalha na mina Snap Lake, no noroeste do Canadá, desde 2007. Há quase seis anos lá, nunca houve uma lesão com afastamento na qual um empregado precisasse faltar ao trabalho, nem mesmo por um dia, por causa de um acidente. As razões para este impressionante recorde são muitas – amplas políticas de segurança e sistemas de gestão colocados em prática pela Sandvik e pela De Beers – mas principalmente a sensibilização e responsabilidade dos colaboradores.
“Grande parte do crédito vai para a equipe e os supervidores na mina”, diz Peter Larsen, vice-presidente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Sandvik Mining Americas. “Ambas as empresas têm políticas e procedimentos que dão suporte às tomadas de decisão corretas de segurança. A equipe e seus supervisores se deparam com diferentes situações nas quais precisam decidir o que fazer. Buscamos implantar sistemas e uma cultura que dêem suporte às decisões corretas em todas as situações em que um colaborador possa se encontrar”.
São diversos sistemas. A equipe de 45 pessoas da Sandvik faz a manutenção de todo equipamento de mineração subterrânea e veículos relacionados para a De Beers, e opera de acordo com políticas de segurança e procedimentos implantados pelas duas empresas. Em grande parte essas políticas se espelham umas nas outras, com o objetivo de reconhecer, avaliar e mitigar riscos antes de algo dar errado.
“As empresas compartilham o desejo de alcançar o zero acidente, algo fundamental em termos de como conduzimos nossas operações cotidianas”, afirma Larsen. “Nenhuma das companhias aceita que lesões sejam algo corriqueiro no andamento de suas atividades. A conscientização, fiscalização, treinamento e suporte existem para