Embriologia
1. Diferencie os folículos ovarianos em relação às estruturas que cada um apresenta:
a. Folículo primordial:
É constituído por ovócito e uma camada de células foliculares.
b. Folículo primário unilaminar:
Tem a presença do ovócito, zona pelúcida em formação, uma camada de células da granulosa e a teca.
c.Folículo primário multilaminar: Presença do ovócito, zona pelúcida, células da granulosa, teca interna e teca externa.
c. Folículo secundário:
Ovócito, teca interna e teca externa, antro, várias camadas das células da granulosa e a zona pelúcida.
d. Folículo terciário:
Contém o ovócito, teca interna e teca externa, antro, células da granulosas, corona radiata, zona pelúcida e cumulus oophorus.
2. Qual a diferença entre corpo lúteo e corpo albicans? Como se formam cada uma destas estruturas? O corpo lúteo é uma glândula endócrina transitória envolvida na produção de progesterona, e é formado com o rompimento do folículo ovárico para liberar o ovócito maduro na ovulação. E o corpo albicans é um tecido cicatricial de um antigo corpo lúteo e é formado quando o corpo lúteo atinge o desenvolvimento máximo depois da ovulação, ele diminui de tamanho e forma o corpo albicans.
3. O esquema a seguir representa os ciclos ovariano e endometrial da mulher. Com base neste esquema responda às questões propostas:
a. Identifique as letras abaixo em relação ao hormônio que está atuando em cada fase e explique resumidamente o papel de cada hormônio.
A: Glândula de regulação hormonal (Hipófise)
B:Hormônio folículo estimulante (FSH)
C: Hormônio Luteinizante (LH)
D: Estrógeno
E: Progesterona
F: Estrógeno
b. Explique quais eventos ocorrem em cada uma das 4 fases do ciclo menstrual.
O hormônio FSH e LH são liberados pela hipófise, e no início da fase da menstrução é notório um aumento do FSH, esse hormônio produz crescimento e desenvolvimento dos ovócitos, que junto com o LH fazem com que as células