Mineração
● Principal área da exportação açucareira com certas bolsas de outras atividades -> Rio Grande do Norte até o Rio de Janeiro -> prática da atividade na mão dos senhores de engenho
● Atividades paralelas à cultura de cana: fumo; SP – apresamento de indígenas -> século XVI e metade do século XVII – abastecimento interno por meio da caça dos índios.
-> Atividade dos Bandeirantes:
- se movimentavam por todo interior à procura de índios- grande número de mortes. Por quê? O contato físico com os brancos.
- busca também de indícios de metais preciosos pelo território brasileiro; Portugueses -> tinham certeza da existência de outro no Brasil – tesouro português financiava (até onde conseguia) expedições para busca de ouro, porém nada era substancial o suficiente. Até 1693 – 1º resultado de descobrimento de minas em MG; paulistas que encontram – Guerra dos Emboabas (colonos x colonizadores).
- 1710: efetivação da extração se torna possível com o fim dos conflitos contra os paulistas.
● Atividade açucareira pressupõe o porto – toda a produção deve ser escoada pelo mar, ir para Lisboa. Coroa presente nos portos, regulando a exportação para a metrópole.
● Século XVI/XVII – atuação no mar português era provida de pouca disputa, poucos rivais, somente a Holanda (holandeses -> marcas do mercantilismo, arrecadação através da circulação) . Século XVIII – surgimento dos comerciantes britânicos – britânicos demarcam território e visam predominantemente à sustentação da coroa; interesse efetivo sobre o capital; vendedor que também produz
-> Estado português mais presente- objetivo: controle
● Área mineradora
- Primeiramente: não colonizada, ainda estava sobre posse dos colonos e não dos exploradores. Dificuldade -> chegar ao local e se manter. Com a possível riqueza, ninguém queria plantar – agricultura.
- Explorador que acha uma mina tem o direito de explorar. Mas não é qualquer um: deve mostrar-se capaz de explorar, você deve estar