Mineraçao
Sócrates ensinava seus discípulos através de perguntas, conhecido como método socrático “Conhece-te a ti mesmo”.
O método socrático consiste em uma prática, que utilizando um discurso caracterizado pela maiêutica, isso é induzir uma pessoa por seu próprio raciocínio, chegar a uma conclusão.
Sócrates acreditava na imortalidade da alma. Defendia a idéia de que a virtude nascia junto com cada pessoa, e não podia ser aprendida. Sócrates acreditava que “agir mal é não saber”, que atos errados eram conseqüência da própria ignorância. “Só sei que nada sei” dizia isso porque sabia que sua sabedoria era limitada.PLATÃO (427 a 347 a.C.) nasceu em Atenas. Platão é um importante filósofo discípulo de Sócrates, fundador da Academia, importante escola grega.
Para Platão existiam dois mundos diferentes, o mundo das idéias, onde há bondade e beleza. É também chamado de cosmos. As almas ficam no mundos das idéias, por que elas não tem matéria. E o mundo sensível, onde há maldade, onde a matéria existe. Onde o corpo é matéria, tornando-se mal.
Para Platão quando alguém nasce uma alma vem do mundo das idéias, para o corpo da pessoa. A alma, por estar no mundo das idéias, tem o conhecimento de tudo. Mas quando se encontra com o corpo, que é mal, ela esquece tudo. Isso explica a teoria do conhecimento de Platão que diz “conhecer é recordar”, ou seja, no andar dos anos, a alma vai vendo e lembrando aquilo tudo que já sabia.ARISTÓTELES (384 a 322 a.C.) nasceu em Estagira, estudou em Atenas e é discípulo de Platão. Foi considerado como “O filósofo”.Aristóteles é contrario ao pensamento de Platão que existam dois mundos, pois acredita que exista apenas um.
Acredita que a pessoa é um composto de corpo e alma. Também afirma que exista um