mineralogia
Uma gema é um mineral, rocha ou material petrificado que quando lapidado ou polido é coleccionável ou usável para adorno pessoal em joalheria. Algumas são orgânicas, como o âmbar (resina de árvore fossilizada) e o azeviche (uma forma de carvão). Certas gemas, embora valiosas e bonitas, não são suficientemente duras ou são demasiado frágeis para serem usadas em jóias (por exemplo, rodocrosita), mas são exibidas em museus e procuradas por coleccionadores.
As gemas são classificadas em grupos, espécies ou variedades. Por exemplo, o rubi é a variedade vermelha da espécie coríndon enquanto que todas as outras cores desse mineral constituem a variedade safira. A esmeralda (verde), a água-marinha (azul), a bixbyíta (vermelha), a goshenita (incolor), o heliodoro (amarelo) e a morganita (rosa) são todos variedades da espécie mineral berilo. Turmalina e granada são nomes de grupos de gemas, não de uma espécie ou variedade.
As Gemas e suas características Esmeralda Diamante Turquesa Safira Rubi
Cor Verde esmeralda, Verde claro, incolor, etc. Transparente, Branco, Cinza, Preto, Azul ou Amarelo. Azul celeste, Verde azulado a Verde maçã. Azul, Incolor, Amarelo, Rosa, Verde, etc. Vermelho
Brilho
Vítreo Adamantino Cereo a Opaco Vítreo Adamantino Adamantino
Fratura
Concoide, Irregular, Estilhaçada. Conchoidal Subconchoidal Conchoidal, Irregular, Estilhaçada. Conchoidal, Irregular, Estilhaçada.
Clivagem
Indistinta, Imperfeita, Basal. Ausente Imperfeita em duas direções. Ausente Ausente
Dureza
7,5 - 8 10 5,0 - 6,0 9 9
Habito Prismático, Frequentemente estriado e entalhado. Granular, Octaédrico, Dodecaédrico ou Tetraédrico. Amorfo a Criptocristalino Prismático Prismático, Tabular, Maciço, Bipiramidal.
Cristais
Um cristal é um sólido no qual os constituintes, sejam eles átomos, moléculas ou íons, estão organizados num padrão tridimensional bem definido, que se repete no espaço, formando uma estrutura com uma geometria específica.
Em química e