MINERALOGIA
licenciatura em biologia - geologia licenciatura em geologia
201 /1
Resumos de apoio preparados por José Brilha
Esta publicação, incluindo a faculdade de impressão, destina-se exclusivamente aos alunos da unidade curricular de Mineralogia, das licenciaturas em Biologia-Geologia e em Geologia, da Universidade do Minho, para uso pessoal e fins de ensino electrónico à distância. Qualquer outra reprodução, total ou parcial, desta obra, por qualquer suporte, modo ou processo, nomeadamente processo electrónico, mecânico ou fotográfico, incluindo fotocópia, a modificação da obra, a sua comunicação pública, a sua distribuição através de aluguer ou comodato, sem qualquer autorização escrita do autor, é ilícita e passível de procedimento judicial contra o infractor. Dep. de Ciências da Terra – UMinho
Mineralogia
1. INTRODUÇÃO
A Terra e outros corpos celestes são constituídos, total ou parcialmente, por minerais. Os minerais são, deste modo, uma das principais fontes de informação sobre os processos que ocorrem(am) no nosso Sistema Solar. Nos nossos lares, os minerais são essenciais na confecção dos mais variados tipos de produtos. A agricultura moderna está dependente de fertilizantes minerais para aumentar a produtividade de um terreno, de modo a satisfazer a procura crescente face ao acelerado aumento demográfico. Em muitos dos processos ambientais, tais como o controlo da composição química das águas, ocorrem reacções entre minerais. Por estas razões, os cientistas, industriais, economistas, ambientalistas e professores necessitam ter alguns conhecimentos no âmbito da Mineralogia.
O estudo dos cristais desenvolveu a compreensão que temos sobre as dimensões dos átomos e do modo como eles se organizam no espaço formando compostos. Assim, a Mineralogia pode fornecer contributos importantes para estudos matemáticos, geométricos e químicos.
A Mineralogia, preocupando-se com as formas e génese dos minerais, é também uma das disciplinas base para a compreensão