Mineralogia
Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.I, pag.1
I- Introdução – Conceitos Básicos
Luz: É a parte visível do espectro eletromagnético, que compreende desde os raios γ até as ondas longas de rádio, conforme mostra a Figura I.1. Os limites dos intervalos de comprimento de onda ( ) das diferentes cores do espectro da luz λ visível é arbitrário, isto por que as cores passam umas para as outras gradualmente. Se na retina humana chegam simultaneamente ondas com comprimentos de onda de 3900 à 7700 Å, o cérebro interpreta essa radiação como sendo luz branca. Em outras palavras, a luz branca é a “mistura” de todas as cores do espectro da luz visível (lembre-se do experimento do Disco de Newton).
Como toda onda de espectro eletromagnético, a luz é uma forma de energia radiante, que apresenta natureza tanto ondulatória quanto corpuscular. No presente caso, a luz será tratada como uma onda em movimento harmônico contínuo, representandose somente a sua componente elétrica, uma vez que esta é a mais importante na análise dos fenômenos ópticos.
__________________________________________________
Mineralogia Óptica, Nardy, A.J.R; Machado, F.B, cap.I, pag.2
Comprimento de onda (λ): É a distância entre duas posições consecutivas e idênticas (ou em fase) na direção de propagação de uma onda.
O comprimento de onda, no caso da luz visível, é dado em Ângstrons Å, onde 1Å = 1x10-7 mm = 1x10-1 mµ.
Período (T): É o tempo gasto para completar uma oscilação, ou seja, é o tempo necessário para percorrer-se uma distância igual a um comprimento de onda (λ). O período é expresso em segundos Freqüência (N): É o número de oscilações completadas em uma certa unidade de tempo. A freqüência é expressa em ciclos por segundo ou Hz. Observar que o período é o inverso da freqüência, ou seja: 1 Ê N= T Velocidade da luz: A velocidade da luz no vácuo é igual para todas as cores sendo igual a: C=299.776(± 4) Km/s ± A