Aula
O filme conta a historia de uma mulher que é por Michelle Pfeiffer está prestes a realizar um sonho, dar aula de inglês.
No começo é conturbado encontra muitas dificuldades, não tem controle sobre os alunos, tenta alguns métodos que não funciona. Em casa, busca em livros e manuais de disciplinas repostas para suas perguntas, mas tudo não passa de teorias e que na pratica de nada seriam eficientes, a primeira coisa que passa por sua cabeça é desistir, no entanto ela toma atitudes diferentes para que bem além de conquistar a turma, ela possa prender a atenção dos alunos, educá-los e tratar do equilíbrio psicológico e afetivo da turma, que por conta dos problemas sociais, são excluídos na escola. Não basta apenas despertar a atenção, deve-se ir, além disso, levando o educando a querer aprender, levar os alunos a terem interesse no que se aprende.
Depois de muito refletir a professora decide mudar seu jeito de se vestir, suas atitudes e sua forma de ensinar, cria um programa baseado na recompensa, promete prêmios pelo desenvolvimento do raciocínio dos seus alunos. E por fim, leva-os a perceberem que aprender é o melhor prêmio: Ela alcança resultados significativos, no entanto, a reação da direção da escola não é nada boa, o diretor adverte deixando bem claro que naquela escola os professores devem seguir ao pé da letra os regulamentos impostos pela secretaria de educação e pela própria escola.
Mesmo assim ela não deixa de utilizar seu método de ensino e passa a se envolver com a história de vida dos seus alunos, no decorrer do filme percebemos que dentro da escola (qualquer escola) existem diversas relações em vários campos, professor- aluno, aluno- professor, professor- professor, professor- direção, aluno- aluno, conteúdo- aluno, escola-comunidade, conteúdos- experiência de vida. Tudo isso implica varias questões sociais como preconceito, emoção, afetividade. O diretor ao saber que uma de suas alunas será transferida, vai em busca de saber o