Mineralogia
1. Conceitue e exemplifique: a- mineral; b- minério; c – rocha. a- Mineral: são elementos ou compostos químicos com composição definida cristalizados e formados naturalmente por meio de processos geológicos inorgânicos.
Exemplo: Quartzo, galena, PbS, SiO2, etc.
b- Minério: é um mineral que apresenta valor econômico, normalmente na extração de metais.
Exemplo: Fe2O3 → hematita - minério de ferro PbS → Galena - minério de Pb SnO2 → Cassiterita - minério de Sn.
c- Rocha: são agregados de um ou mais minerais.
Exemplo: Basalto, Granito, Mármore, feldspato, argilito, etc.
2- Como se classificam as rochas de acordo dom sua origem? Dê um exemplo de cada tipo. a- Rochas magmáticas ou Ígneas: são aquelas formadas pelo resfriamento do magma e podem ser:
Vulcânicas quando o magma se resfria no exterior da crosta. Neste caso o resfriamento é rápido e não há formação de cristais. Ex. basalto.
Plutônicas quando o resfriamento do magma ocorre no interior da crosta. Neste caso o resfriamento é lento e pode-se observar os cristais. Ex. Granito.
b- Rochas sedimentares: são formadas pela ação do intemperismo sobre uma rocha localizada na superfície. Podem ser de natureza:
Física: ocorre apenas a partição da rocha em pedaços menores por variações de temperatura. O intemperismo físico facilita as reações da rocha com a água.
Química: ocorrem reações químicas da rocha com a água. Ex. formação das argilas c- Metamórficas: formadas em profundidades pela ação da temperatura e pressão sem fundir a rocha. Ex: mármore
3. O que é intemperismo? Qual a diferença entre intemperismo físico e químico?
São as alterações físicas e químicas a que estão sujeitas as rochas na superfície da Terra. Intemperismo Químico – Implica em transformações químicas dos minerais que compõem a rocha. O principal agente do intemperismo químico é a água. Os feldspatos e micas são transformados em argilas, ao passo que o quartzo