Mineralogia
- Galena – PbS
1. Cristalografia
Isométrico; hexaoctaédrica. A forma mais comum é o cubo. Algumas vezes, o octaedro está presente como truncamento do cubo. A galena tem um tipo de estrutura do NaCl, com o Pb em lugar do Na e o S, no do Cl.
2. Propriedades físicas
Clivagem perfeita. D 2½. d 7,4-7,6. Apresenta brilho metálico reluzente. Coloração e traço: cinza chumbo.
3. Composição
Sua composição é caracterizada por sulfeto de chumbo, PbS (Pb 86,6 – S 13,4 por cento). Usualmente, a prata está presente, com probabilidade sob a forma de misturas de minerais de prata como a argentita ou a tetraedrita. Pode conter também pequenas quantidades de zinco, cádmio, antimônio, bismuto e cobre. Ressalta-se que o enxofre pode ser substituído pelo selênio, tendo sido referida uma série completa de PbS-PbSe.
4. Ensaios
Caracterizado como correspondente ao número 2 da escala de fusibilidade.
Reduzida sobre o carvão vegetal a um glóbulo de chumbo, com formação de uma auréola de óxido de chumbo, indo do amarelo ao branco. Quando a galena é aquecida, rapidamente em uma chama oxidante, a auréola é caracterizada com mais pesada em uma combinação branca, volátil de óxidos de chumbo e enxofre, que se assemelha à auréola do óxido de antimônio. Apresenta Odor de anidro sulfuroso, quando calcinada sobre o carvão vegetal.
5. Aspectos diagnósticos
É distinguida facilmente por sua boa clivagem, densidade relativa e elevada, maciez e traço cinza do chumbo. Sua alteração pode ser percebida quando sofre oxidação, e a galena se converte em sulfato, anglesita, e em carbonato, cerussita.
6. Ocorrência
É um sulfeto metálico muito comum, encontrada em veios, associada com a esfalerita, pirita, marcassita, calcopirita, cerussita, anglesita, dolomita, calcita, quartzo, barita e fluorita.
Pode ser encontra em filões, e mostram ligações estreitas com as rochas ígneas, e acaba se mostrando associada, freqüentemente, com minerais de prata. Contém