Mineralogia
Campus Universitário de Nova Xavantina
Depertamento de Agronomia
Matéria: Natureza e Propriedades do Solo
Docente: Niéry C. Lopes Rocha
Discente: Ana Paula Weirich
Minerais
Nova Xavantina,
2013
1. Mineralogia é a ciência da terra que se dedica ao estudo da química, estruturas moleculares, cristalina, e das propriedades físicas dos minerais, bem como a sua génese, metamorfismo, evolução química e meteorização.
A textura das rochas é o aspeto, quer macroscópico quer microscópico, dessa rocha, resultante do grau de cristalinidade e da disposição, forma e dimensões relativas dos minerais que a formam.
2. Conforme a origem podemos classifica-las como:
Ígneas ou magmáticas: rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito.
Sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas. São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcário.
Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).
3. A formação das rochas ígneas vem do resultado da solidificação devido ao resfriamento do magma derretido ou parcialmente derretido. Elas podem ser formadas com ou sem a cristalização ou abaixo da superfície como rochas intrusivas (plutônicas) ou próximo à superfície, sendo rochas extrusivas (vulcânicas).
Atualmente, a classificação de rochas ígneas é baseada na textura, principalmente na cristalinidade, granulometria, composição mineralógica, composição química, gênese, modo de ocorrência. Estas texturas são intimamente relacionadas ao processo de resfriamento magmático.
4. Sedimentos clásticos: São