mineralização dos dentes
1.Intrudução_________________________________________3
2.Revisão de Literatura
2.1 Mineralização biológica do dente______________________7
2.2 Formação do esmalte dentário________________________8
2.3 Desmineralização do esmalte dentário_______________11
2.4 Processo de desmineralização_______________________12
2.5 Influência da nutrição no desenvolvimento dentário______13
3.Referências Bibliográficas____________________________21
1.Introdução O esmalte dentário é um tecido de origem ectodérmica, que recobre a coroa anatômica do dente. É a estrutura mais mineralizada do organismo e a única de origem espitelial¹. Seu desenvolvimento ocorre em três etapas, a saber: etapa formativa, na qual há deposição de matriz orgânica; etapa de mineralização, onde a matriz é parcialmente mineralizada e etapa de maturação, durante a qual o esmalte recém mineralizado sofre o processo final de calcificação 2,3,10. Sendo o esmalte dentário um tecido de natureza não remodeladora, uma vez formado, ficam permanentemente registradas em sua superfície as alterações sofridas durante o processo de formação 3,10.
A formação do esmalte dentário é um processo biológico complexo, porém bem coordenado e que envolve duas fases: secreção e maturação38. O desenvolvimento do esmalte é regulado por células epiteliais, ameloblastos, que expressam um importante conjunto de genes que codificam a produção de proteínas essenciais para a formação desse tecido dentário35.
Sabe-se até o presente momento que, durante o estágio de secreção, os ameloblastos sintetizam e secretam proteínas da matriz do esmalte, tais como amelogenina, ameloblastina e enamelina; e da enzima enamelisina, também chamada MMP-2035,38. A deficiência de uma dessas proteínas e/ou enzimas pode levar à má formação dentária, tal como uma hipoplasia do esmalte (amelogênese imperfeita) de diversas magnitudes de severidade. Porém, o