Minerais Utilizados na Construção Civil
Minerais Utilizados na Construção Civil
Denyal Maia Machado
Disciplina de Mecânica dos Solos
ECV362
13/08/2014
Calcita:
É um dos minerais mais comuns e disseminados. Ocorre como massas rochosas sedimentares enormes e amplamente espalhadas, nas quais é o único mineral preponderante, sendo o único presente em certos calcários. É um constituinte importante de margas e pelitos calcários. As rochas calcárias formam-se por processos orgânicos e inorgânicos. No primeiro caso resulta da deposição em fundo marinho, de grandes camadas de material calcário, sob a forma de carapaças e esqueletos de animais marinhos. Uma proporção menor dessas rochas formam-se inorgânicamente pela precipitação direta de carbonato de cálcio em soluções aquosas.
Usos: O emprego mais importante da calcita é na fabricação de cimentos e cal para argamassa. Também é usado como corretor de pH em solos ácidos.
Gipsita:
A gipsita, mineral abundante na natureza, é um sulfato de cálcio que geralmente ocorre associado à anidrita, sulfato de cálcio anidro, que tem pouca expressão econômica. É conhecido comercialmente como gesso. Embora os termos “gipsita”, “gipso” e “gesso”, são freqüentemente usados como sinônimos, a denominação gipsita é reconhecidamente a mais adequada ao mineral em estado natural, enquanto gesso é o termo mais apropriado para designar o produto calcinado.
Usos: O gesso (produto obtido através da Gipsita) encontra a sua maior aplicação na indústria da construção civil (em forros, revestimentos, divisórias, etc.), embora também seja muito utilizado em diversas outras indústrias.
Feldspato:
Os Feldspatos representam o mais abundante grupo de minerais constituintes das rochas ígneas. Podem ocorrer em rochas que sofreram metamorfismo térmico ou regional e também são importantes constituintes de muitos sedimentos e rochas sedimentares.
Usos: Na construção civil o feldspato é encontrado na