Relatório
Em visita realizada no dia 30 de Março de 2013 ao museu de geologia da Universidade Federal de Uberlândia, nós alunos do 5° período, turma 11, do curso de Engenharia Civil da Universidade de Uberaba, estudamos juntamente com o professor responsável pelo museu e o professor ministrador da disciplina de Geologia Aplicada á Engenharia Civil, todo o conteúdo abordado em sala de aula.
A visita se deu basicamente foco em dois assuntos já estudados, os minerais e as rochas. Primeiramente percorremos as vitrines onde estavam expostos alguns tipos de minerais. Foi explicado detalhadamente cada tipo de mineral exposto, as propriedades químicas, as propriedades físicas, locais onde são encontrados, utilizações e alguns assuntos que nos agregou muito conhecimento.
Dentre as explicações, podemos identificar alguns minerais e suas características físicas, como cor, brilho, dureza, clivagem, fratura, transparência e traço. Alguns destes minerais são: * Talco (foto 01), é um mineral básico (Mg3Si4O10(OH)2), que constitui principalmente a rocha pedra de sabão e ocorre em rochas metamorfizadas.Sua cor varia de branco a cinzento, verde-maçã a amarelada, com seu brilho meu gorduroso.Tem uma fratura irregular,clivagem boa (semelhante ás micas), dureza igual á 1,0 Mohs e com o traço incolor.
Foto 01 Forma cristalográfica
* Galena (foto 02), é um mineral composto de sulfeto de chumbo (PbS) e muito utilizado em dispositivos eletrônicos.Possui clivagem perfeita com dureza de 2,5.Sua cor cinza-chumbo lhe oferece um brilho metálico.Uma curiosidade interessante do sulfeto de chumbo é que se trata de um mineral muito tóxico que provoca a doença do saturnismo (doença causada pela intoxicação pelo chumbo).
Foto 02 Forma cristalográfica
* Gipsita (foto 03) (CaSO42H2O) é um mineral também conhecido como “pedra de gesso”.É