Materiais e Minerais Utilizados na Engenharia Civil - Geologia
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS DE GARANHUNS – FACEG
CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL
GABRIEL BARBOSA DA SILVA
GEOLOGIA
GARANHUNS
2014
GABRIEL BARBOSA DA SILVA
GEOLOGIA:
ROCHAS E MINERAIS UTILIZADOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
GARANHUNS
2014
MATERIAIS
AREIA
A Areia é um aglomerado de partículas de rochas degradadas, um material de origem mineral, dividido em minúsculos grânulos ou granitos, e é altamente utilizada na construção civil.
Composição
A areia é constituída, principalmente, por sílica (dióxido de silício, ou SiO2), que apresenta-se, geralmente, na forma de quartzo. A composição da areia é altamente variável, pois depende da rocha-fonte e das condições locais. O arcósio, por exemplo, é uma areia com um grande teor de feldspato, derivado do intemperismo e erosão sobre um afloramento de rocha granítica. Algumas areias contêm magnetita, clorita, glauconita ou gipsita. Areias ricas em magnetita são escuras ou negras, como as areias derivadas de basaltos e obsidiana. Areias contendo clorita-glauconita têm cor tipicamente verde, como as areias derivadas de basaltos com alto teor de olivina.
Utilização
É utilizada na construção civil, em várias áreas. Na área de topografia, em aterros, na área estrutural execução de argamassas, concretos e também na área de decoração, na fabricação de vidros, por ser um dos principais compostos deste.
MÁRMORE Mármore é uma rocha metamórfica, que se origina de calcário exposto a alguns processos físicos. As maiores jazidas de mármore são encontradas em regiões de rocha matriz calcária e atividade vulcânica. O mármore é uma rocha explorada para uso em construção civil.
Composição
O mármore é uma rocha originada do calcário que foi exposto a elevadas temperaturas e grandes pressões, por isso ele é altamente extraído em regiões onde é abundante o calcário e que se localizam