ponte de wheatstone
“Ponte desequilibrada e ponte de Wheatstone”
CUIABÁ
2014
Sumário
Objetivos 4
Fundamentos Teóricos 4
Material Utilizado 7
Procedimento Experimental 7
Resultados 8
Bibliografia 9
1. OBJETIVOS
- Utilizar a ponte de Wheatstone como instrumento de medida de resistência de extrema precisão e discutir o conceito de resistência elétrica;
- Familiarizar o aluno com montagem em laboratório;
- Estudo dos circuitos elétricos denominados Ponte de Wheatstone e Ponte de Fino, analisando como são utilizados para a determinação de resistências elétricas desconhecidas;
- Verificar experimentalmente a resolução de circuitos em ponte.
2. FUNDAMENTOS TEÓRICOS
O mais simples, e um dos mais utilizados instrumentos de método de zero é a ponte de Wheatstone inventada por Samuel Henrique Christie (1784 -1865), em 1833 e popularizada por Charles Wheatstone. A ponte de Wheatstone consiste basicamente de dois circuitos em paralelo através dos quais se divide uma corrente. Esses circuitos são formados por quatro resistores, montados de modo a formar um quadrilátero.
Exemplo de análise: ponte resistiva
Seja o circuito de ponte de resistores conforme Figura 01.
Deseja-se saber a resistência equivalente entre os terminais a e b.
Deve-se notar que essa resistência equivalente não pode, para este caso, ser calculada através de fórmulas de associações de resistores.
Figura 01
A seguir, são demonstrados os cálculos através dos métodos já vistos de análise de malhas.
Na Figura 02, o circuito anterior é redesenhado para uma disposição mais clara.
Figura 02
A fonte vs mantém essa tensão entre os terminais, de forma que, considerando um deles referência, os nós de tensão desconhecida são v1 e v2.
Na matriz (M.1), o sistema de equações lineares, pode ser escrita pelo método das malhas da seguinte forma. (Indicar corretamente os sentidos adotados para as correntes de malha).
(2+8)