Rochas e Minerais utilizados como material na construção civil
Areia
A areia é um material de origem mineral onde é dividido em grânulos, forma-se pela fragmentação das rochas, por erosão, na superfície da terra. O principal mineral constituinte é o Quartzo (SiO2 = óxido de silício) porém dependendo da composição da rocha de onde é originada, pode agregar outros minerais, onde são eles, o feldspato, mica, zircão, magnetita, ilmenita, etc. A areia nas construções civil é utilizada desde o início da obra até usa finalização pois ela tem diversas utilidades, são elas o reboco, fabricação de concreto, para melhorar a distribuição dos grãos sendo misturadas areias grossas, finas e médias, usadas para fazer chapiscos, misturas em argamassas, etc.
Mármore
É uma rocha originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão, onde pode apresentar variadas cores como rósea, branca, esverdeada ou preta. Sua principal mineralogia é a Calcita e a dolomita, tendo como constituintes menores o quartzo, pirita, anfibólios, diopsídio. Na construção civil o mármore é usado em pisos internos de salas, halls e quartos, também em acabamentos, em banheiros e pias. Geralmente a utilização do mármore na construção civil é no final da obra.
Granito
O granito apresenta uma dureza maior que o mármore, além de uma resistência maior, uma de suas características é que são mais resistentes a absorção de água e a desgaste abrasivo, devido a sua alta resistência o granito é apropriado para suportar grandes esforços mecânicos. Seus minerais dominantes são o Quartzo, feldspatos, micas e anfíbolas. Na construção civil o granito é indicado para decoração de pontos comerciais, como loja e escritórios, além de em estado bruto ser indicado para calçamento de ruas, ou qualquer outro espaço de tráfego intenso ou de serviços pesados.
Gnaisse
Resultante da deformação de granitos ou de sedimentos arcóseos, possui bandeamentos resultado da segregação de seus minerais escuros e claros. Sua