ROCHAS
Figura 1 – Balcão deito de granito 4
Figura 2 – Basalto (em preto) na construção do calçadão do Rio de Janeiro 5
Figura 3 – Areia usada na construção civil 6
Figura 4 – Calcário britado para a construção de estradas. 7
Figura 5 – Petróleo principal matéria na construção de estradas. 8
RESUMO
O objetivo do presente trabalho é abordar a utilização das rochas ígneas e sedimentares na construção civil considerando a evolução das tecnologias de estudo dos recursos naturais e a evolução dos meios de pesquisas até os dias atuais, o que resultou no processo para facilitar os meios de construção. Este trabalho apresenta uma breve definição das rochas junto com suas classificações e como as mesmas são utilizadas de forma mais comum no dia a dia, procurando dar mais ênfase ao processo de utilização de tais recursos junto a construção civil.
1 INTRODUÇÃO
As rochas são, basicamente, associações naturais de dois ou mais minerais agregados ou não e, normalmente, cobrindo vastas áreas da crosta terrestre e, embora raras, constituídas por um só mineral.
Podem ser agrupadas de acordo com sua origem, em três grandes classes: magmáticas ou ígneas, metamórficas e sedimentares, porém, neste trabalho iremos relacionar e apresentar apenas a formação e aplicação das rochas magmáticas e sedimentares junto ao seu uso nas construções civis.
2 ROCHAS ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS
As Rochas Ígneas ou Magmáticas compõem cerca de 80% das formações rochosas terrestres, essas mesmas são formadas interior da Terra, onde, as temperaturas elevadas faz com que esse tipo de rocha permaneça sob a forma de magma que em forma pastosa transforma-se em rocha através do processo de solidificação.
Graças ao processo de formação dar-se no interior da terra, onde são submetidas a elevadas temperaturas, recebem a característica de não apresentar o acúmulo de fósseis e matéria orgânica. Outra grande característica desse tipo de formação rochosa é a elevada resistência e