Graduando
Não, em uma relação onde seres humanos eram submissos e tratados como animais não existe moral tão pouco ética, a mínima tentativa de compensar os mal tratos garantindo-lhes a oportunidade de comprar a sua carta de alforria não diminui o sofrimento e a humilhação de anos de exploração. Hoje existe mas, não é a mesma para todos variando conforme a crença e os costumes de cada um, de país para país, de região para região, etc.
7. O que as religiões tem a ver com os processos de
“ajudar os pobres”? Por que há tanto interesse nessas pessoas?
Ao longo da história a caridade e a compaixão estiveram e estão alinhadas com a doutrina ou a metodologia empregada pelas mais variadas religiões, e a crença das pessoas de que algo superior o salve da miséria, faz com que elas se entreguem a religião de tal forma que tornam as instituições religiosas tão poderosas quanto governos nacionais, e na ausência deste para suprir as necessidades dos pobres, cabe as religiões através de projetos filantrópicos ajudar os mais necessitados. Há tanto interesse nessas pessoas por diversos motivos, o principal e que deveria ser o único é a boa vontade das pessoas que tem condições e recursos de ajudar os desafortunados, no entanto, é crescente interesses políticos e econômicos por trás da filantropia.
8. Baseado no filme, o que você entende por:
a. Responsabilidade moral
Temos que exercer nossa responsabilidade no meio coletivo, nossas ações ou a falta delas pode influenciar ou desencadear diversas situações que podem ser benéficas ou não, no filme a atitude de moradores da comunidade em denunciar a corrupção no projeto social é um exemplo de nossa responsabilidade.
b. Consciência moral
Cabe a nós a distinção do que é bom ou mal, e que nossas atitudes podem levar a compreensões da cultura, das religiões, da política, que influenciam nossa forma de agir, para