Agregados da construção civil
Os materiais rochosos utilizados na construção civil na forma granular são denominados agregados e, em placas são denominadas rochas ornamentais ou pedras de revestimento. Desde a antiguidade o Homem utiliza as rochas como materiais de construção em forma bruta ou pouco trabalhada. Nos tempos atuais, é utilizada nas mais variadas formas (bruta, britada, moída, etc).
No entanto, apesar da contínua demanda da sociedade moderna por esse material, principalmente nas obras de construção civil, a exigência ambiental além do alto custo de transporte são alguns dos desafios enfrentados pela atual mineração de agregados (Mello e Calaes, 2006).
A lavra se constitui em um conjunto de operações coordenadas objetivando o aproveitamento industrial da jazida, desde a extração das substâncias minerais úteis que contiver, até o beneficiamento das mesmas. No caso das substâncias minerais de emprego na construção civil, elas não podem ser submetidas a processo industrial de beneficiamento e também não podem se destinar como matéria-prima à indústria de transformação.
MATÉRIA PRIMA DOS AGREGADOS
Os materiais naturais utilizados como agregados na construção civil são rochas consolidadas e sedimentos como areias e cascalhos. As rochas podem passar por processos de britagem e moagem para atingir as especificações de granulometria.
A rocha é um material consolidado composto por um conjunto de minerais resultantes de um processo geológico determinado. Esses minerais presentes nas rochas variam conforme os fatores que agem sobre as rochas durante a sua formação.
Quanto à origem, as rochas se classificam em ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas. Dentro desses grupos, de forma geral, a textura e a composição mineral são os critérios para a identificação dos diferentes tipos de rochas ou tipos litológicos.
CLASSIFICAÇÃO DOS AGREGADOS
Segundo Collins e Fox (1985), a classificação de agregados deve levar em consideração as seguintes informações: a origem do