Agregados na Construção Civil
Agregados para construção civil são materiais granulares, inertes, que não tem forma e volume definidos, podendo ser naturais ou artificiais. São usados muito em argamassa, concreto, com o intuito de reduz o custo das obras, pois seu valor é consideravelmente menor do que o cimento e compõe o maior volume da argamassa. Os agregados são produzidos quase sempre no entorno do local de consumo, devido ao baixo valor unitário. Os agregados são abundantes no Brasil e no mundo.
Obtenção de materiais para construção em geral Obter materiais para construções é uma das fases mais importantes no planejamento das obras civis, que tem como principal fator a procura de jazidas para a exploração desses materiais.
Os agregados são obtidos de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares. Podem ter origens de rochas sedimentares (ex.: arenitos e siltitos), metamórficas (ex.: Quartizitos, gnaisses e calcários) ou ígneas (ex.: Granito, Sienitos, diabásios e basaltos).
Em grandes cidades, esses materiais são adquiridos através de empresas de agregados já instaladas, enquanto obras maiores geralmente já utilizam de suas próprias jazidas. O custo dos agregados quanto o curso da obra, são influenciados principalmente pela locação das jazidas.
Identificação de jazidas naturais para exploração de material: - Pedreiras (Pedra): Mineração a céu aberto, usadas para extrair materiais de construção para confecção de concretos, revestimentos, pavimentação, etc.
- Jazidas de Cascalhos e Areia: Utilizados para execução de argamassa e concretos, em aterros, assentamento de bloquetes, embolso, revestimento de leitos de estrada, etc.
- Jazidas de Argila: Utilizada na fabricação de cerâmica, tijolos maciços e furados, telhas e pavimentos, impermeabilização de obras de terra, etc.
Com a utilização de mapas geológicos, temos conhecimentos de áreas favoráveis à exploração de jazidas, seu êxito dependerá da particularidade geológica e dos