Agregados para Construção Civil
Data: 25/09/2013 Grupo: Marcos Luiz Eccard Vollú Júnior
Turma: Edificações 11 (1ºperiodo) Ellington Gonçalves
Matéria: Karol Silva
Professor: Ailton Elisa Stripoli
.Introdução:
Agregados para construção civil são materiais granulares (compostos por pequenos grãos), sem forma ou volume definido, de tamanho e propriedades estabelecidas para uso em obras de engenharia civil, tais como, a pedra britada, o cascalho e as areias, além das argilas e dos substitutivos como resíduos inertes reciclados, escórias de aciaria, produtos industriais, entre outros. Os agregados são os insumos mais consumidos do mundo e são abundante nele todo.
.Desinvolvimento:
Os Classificamos em três grupos. Origem, densidade e tamanho:
-Em relação a origem, eles podem ser chamados de naturais e artificiais. Naturais são os materiais que são extraídos da natureza em sua forma original, sem ser necessário passar por nenhum processo de fragmentação, tais como areia e cascalho. Artificiais são os insumos extraídos em forma de blocos e precisam passar por algum processo industrial para se tornarem grãos, tais como brita e areia britada.
-Em relação a densidade (espessura) os classificamos como leves (pedra-pomes, vermiculita ...); normais (brita, areia, cascalho ...) e agregados pesados (barita, magnetita ...).
-Em relação a tamanho os classificamos como agregados miúdos, que são os materiais com diâmetro mínimo superior de 4,8mm até o diâmetro máximo de 0,075mm (cujo os grãos tem de passar na peneira de malha de 4,8mm e ficarem retidos na de 0,075mm) como exemplo dos agregados que se enquadram nesse grupo, temos a areia de origem natural, encontrada como fragmentos, ou resultante de britagem. E agregados graúdos que são os matérias com diâmetro mínimo de 4,8mm e máximo de 152mm (cujo os grãos