Agregados na Construção Civil
Agregados na
Construção Civil
Bruno Rentroia
Daniel Amaro
Jeferson Santos
Jonathan Soares
Raquel Rocha
Sumário
1. Breve Histórico
2. Definição
3. Composição Material
4. Fabricação
5. Características
6. Utilização
7. Sustentabilidade
8. Bibliografia e referências
Agregados
Breve Histórico
Desde o início da história humana, o homem tem a necessidade de aprender a utilizar os recursos que a natureza lhe propõe.
Assim, a história do processo da atividade de agregação é remontada através de eras geológicas que trouxeram mudanças na formação e transformação de pedras que são usadas hoje na fabricação de concreto, misturas asfálticas e estruturas de pavimento.
Nos últimos 100 anos, a necessidade de materiais de construção tem levado o homem a estudar e compreender as leis da natureza através de observações cuidadosas da rocha de seu estado natural para seus meios de utilização.
Agregados
Definição
Os agregados para a construção civil são obtidos a partir de materiais rochosos variados, consolidados ou granulares, fragmentados naturalmente ou por processo industrial.
São materiais com forma e volume aleatórios que possuem dimensões e propriedades adequadas para a elaboração de concreto e argamassa na construção civil.
Têm um custo relativamente reduzido, sendo este um dos motivos para a sua utilização.
Define-se como agregado o material granular pétreo, sem forma ou volume definido, na maioria das vezes quimicamente inerte com dimensões e propriedades adequadas a serem empregados em obras de engenharia.
Os agregados mais utilizados na construção civil são a areia e a brita.
Agregados
Composição Material
Areia: são definidas como materiais granulares miúdos de origem natural, resultante da ação da fragmentação natural de agentes da natureza encontrados sob a forma de agregados. Brita: material classificado como agregado de