Pre projeto
1.0 INTRODUÇÃO
Este trabalho tratará de gestão empresarial, com intuito de identificar características específicas, os pontos positivos e negativos, principais dificuldades na gestão de empresas familiares, no planejamento estratégico, para que o mesmo auxilie no desenvolvimento e crescimento de outras, bem como os sucessos e fracassos deste na solução dos problemas de gestão conflitos internos. Como ressalta Pedrosa (2004), fazendo uma analogia entre o organismo humano e as empresas e porque elas adoecem. (Abrem Falência)
’’ Os organismos adoecem por estarem enfraquecidos e são incapazes de gerar defesas, e ainda não conseguem reagir à presença de germes. De igual modo, as empresas adoecem, porque suas estruturas funcionais não conseguem reagir aos fatores internos e externos que as atinge, e acabam por entrar em crise. Crise esta que muitas vezes as leva à falência’’. (Grifo meu).
Desta forma As organizações familiares apresentam “características próprias que constituem verdadeiros desafios, e as soluções nem sempre ocorrem com facilidade” (LERNER, 1996:153). LERNER argumenta que as maiores dificuldades são: dificuldades na sua gestão, quadro de pessoal cujo tamanho é incompatível com as necessidades, falta de objetivos e metas mensuráveis, ausência de planos e regras no planejamento, e presença marcante da intenção, do empirismo e da improvisação. Uma das grandes dificuldades das sociedades familiares na primeira geração é dar início ao processo que viabilize uma gradativa separação entre família, propriedade e gestão. Isso não é fácil pelos fortes envolvimentos emocionais que estão presentes nesta etapa da empresa familiar. (BERNHOEFT, 1996) A pretensão neste trabalho é mostrar a real vivência das empresas familiares no Brasil, e como estas lidam com os problemas do dia-a-dia, seu trabalho para se manter no mercado