Mineracao
A flotação é um processo de concentração muito utilizado na industria mineral, possibilita o aproveitamento de minérios complexos e também os de baixo teor com baixo custo e rendimentos satisfatórios. A primeira patente foi registrada na década de 60, Boutin e Tremblay (1962) registraram uma patente da técnica de flotação em coluna.
Apresenta-se neste trabalho a flotação direta, ou seja, descrevendo os aspectos básicos, reagentes, equipamentos, instrumentos de medição e controle, variáveis do processo e opções de fluxo do processo.
2. Aspectos básicos do processo de flotação
O processo de flotação tem o objetivo de sólido-sólido, baseando na diferença de hidrofobicidade dos minerais.
-
Hidrofobicidade é associada a molhabilidade pela água, as partículas mais hidrofóbicas são menos ávidas por água, apresentam aversão à água, tem essencialmente superfície não-polar, tendo maior afinidade com o ar.
-
Hidrofilicidade é o oposto da hidrofobicidade, as partículas são ávidas por água, apresentam superfície polar, tendo maior afinidade com a água que com o ar, minerais naturalmente hidrofólicos podem ter sua superfície tomada hidrofóbica através da adsorção de regentes conhecidos como “coletores.
-
Polaridade é a característica dos compostos químicos de apresentarem ou não um dipolo permanente. Existe afinidade entre substâncias ambas polares, ou ambas apolares, não havendo geralmente, afinidade entre uma polar e outra polar.
-
A flotação do minério tem como objetivo a remoção da sílica do minério de ferro, ou seja, realizar a concentração do minério de ferro. Existem vários tipos de flotação:
-
Eletro-Flotação: Princípio para a geração de micro-bolhas é a eletrólise de soluções aquosas com a produção de gás nos dois eletrodos. Tem aplicação na indústria na remoção de sistemas coloidais leves, tais como emulsificação de óleo em água, íons, pigmentos, tintas, e fibras também em água. Tem com
vantagem