Formas de organização social
INTRODUÇÃO
2
AS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL
3
COMUNISMO PRIMITIVO
3
ESCRAVISMO
4
FEUDALISMO
5
CAPITALISMO
7
SOCIALISMO
9
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
11
12
1
INTRODUÇÃO
A organização social nos leva a ter um bom relacionamento com as pessoas, a respeitar culturas diferentes, as nos portar diante da soci edade. Sem a organização não conseguimos dar segmento a nossa vida, pois através dela conseguimos o nosso meio de sobrevivência , conseguimos conciliar família, trabalho, estudos e uma serie de coisas.
Então veremos as principais formas de organização soci al usada no passado e atualmente, quais suas características, classes sociais, entre outras informações.
Boa leitura.
2
FORMAS DE ORGANIZAÇÃO SOCIAL
Organização social de um povo é um dos aspectos de sua cultura.
Uma sociedade não tem condições de sobreviver se não apresentar certa organização e relacionamento entre as pessoas. Para que exista sociedade são necessárias interações conscientes entre os povos que a formam. Sem organização, o homem não conseguirá de maneira ideal os meios de sobrevivência.
Um aspecto cultural marcante dos povos é a organização social, que compreende os papéis exercidos pelos indivíduos na sociedade e as ações decorrentes do desempenho desses papéis. A organização social engloba os diversos campos de atuação humana: econômico (atividades produtivas,comercio,serviços; político
(governo); religioso (líderes espirituais e fiéis).
As formas mais importantes do passado estão no comunismo primitivo, o escravismo e o feudalismo, e predomina dois sistemas básicos; o capitalismo e o socialismo.
COMUNISMO PRIMITIVO
A forma de sociedade do comunismo primitivo existiu durante muitos milênios, na vida de todos os povos da humanidade, tendo sido a mais primitiva etapa de evolução da sociedade.
Foi o estágio em que se produzia de acordo com as necessidades do grupo. O que se produzia era resultado do trabalho de todo grupo e era distribuído entre todos os